Alexandria (árabe: الإسكندرية Al Iskandariyya, Copta: Ⲣⲁⲕⲟⲧⲉ Rakotə, grego: Αλεξάνδρεια Alexándria, Koine Greek: Ἀλεξάνδρεια ἡ κατ' Αἴγυπτον) é a segunda maior cidade do Egito, com uma população de 4,1 milhões, estendendo aproximadamente 32 km (20 milhas) ao longo da Costa do mar Mediterrâneo, na parte central do Norte do país; é também a maior cidade situada diretamente na Costa do Mediterrâneo. é o maior porto do Egito, servindo cerca de 80% das importações e exportações do Egito. Alexandria também é uma estância turística importante. é lar de Bibliotheca Alexandrina (a nova biblioteca de Alexandria). é um importante centro industrial por causa de seu gás natural e oleodutos de Suez.
Alexandria foi fundada em torno de um pequeno faraônico cidade c. 331 A.C. por Alexandre, o grande. Permaneceu como capital do Egito por quase mil anos, até à conquista muçulmana do Egito em 641 AD, quando foi fundada uma nova capital em (mais tarde foi absorvido em Cairo). Alexandria era conhecida por causa de seu farol de Alexandria (Pharos), uma das sete maravilhas do mundo antigo; sua biblioteca (a maior biblioteca do mundo antigo); e as Catacumbas de Kom el Shoqafa, uma das sete maravilhas da idade média. Arqueologia marítima em curso no porto de Alexandria, que começou em 1994, está revelando detalhes de Alexandria tanto antes da chegada de Alexandre, quando uma cidade chamada Rhacotis existiu lá e durante a dinastia ptolemaica.
Do final do século XIX, Alexandria tornou-se um importante centro da indústria de transporte marítimo internacional e um dos mais importantes centros comerciais do mundo, tanto porque ele lucrou com a fácil ligação por terra entre o mar Mediterrâneo e o mar vermelho e o lucrativo comércio de algodão egípcio.
작성자
- Filipe2012
- 100% positive feedback
(Portugal)